s bairros da zona Norte de Teresina são os que mais registraram acidentes com vítimas na capital piauiense em 2017. A região apresentou um índice de 24,9% das ocorrências registradas naquele ano, seguida pela zona Leste (21,9%), Sudeste (17,5%), Sul (15,7%) e Centro (12,4%). Os acidentes registrados na zona rural da capital representam 4% do total.
De modo geral (acidentes com e sem vítimas), o centro é a região onde mais tem esse tipo de ocorrência (7,2%), seguido pelo Grande Dirceu (5,8%).
Os números dos acidentes de Teresina foram divulgados, na manhã de terça-feira (05), pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (Nuceac) da Secretaria Estadual de Segurança e fazem parte do estudo Perfil das Vítimas no Trânsito em 2017.
A pesquisa do Nuceac separou os acidentes com vítimas ocorridos em Teresina no ano de 2017 por dia, hora e local.
(Crédito: Efrém Ribeiro)
De acordo com o estudo, os homens correspondem a 77% das vítimas dos acidentes de trânsito e 94% dos acidentes são causados por embriaguez ao volante.
O coordenador do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal, delegado Marcelo Brasileiro, disse que os homens têm 2,96 vezes mais chances de serem vítimas de acidentes de trânsito em Teresina. Segundo ele, de acordo com os dados de 2017, homens com idade entre 30 e 39 anos são vítimas mais frequentes. Esse perfil corresponde a 24% das vítimas.
Marcelo Brasileiro falou que esperava um índice maior de acidentes de trânsito entre os mais jovens, mas as vítimas, em sua maioria, são os adultos.
Dos 353 boletins de ocorrência registrados no ano passado, 322 deles (94,2%) tinham homens envolvidos, com idade média de 37 anos. As mulheres representam 5,8% do total.
O estudo também identificou que 49,9% dos acidentes com vítima ocorrem entre sexta-feira e domingo, sendo o domingo o dia com maior ocorrência de acidentes (19,8%).
Os períodos da manhã, tarde e noite apresentam a mesma proporção de ocorrências, com média em 29%. A madrugada foi o período em que menos aconteceram acidentes, 11,8%.
0 Comentários