• CIDADE

      15°C/Max

      5°C/Min

INFORME:

Wellington Dias e Fábio Abreu inauguram o 1°Instituto de DNA Forense do Piauí

/ 12 de nov 2019

Na manhã desta segunda-feira (11), o governador Wellington Dias e o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, inauguraram o primeiro Instituto de DNA Forense (IDNA) do estado, localizado na rua Governador Arthur de Vasconcelos, 995, no bairro Porenquanto, zona Norte de Teresina.

Crédito: Paulo Barros

“Vamos investir cada vez mais nessa área de inteligência e investigação, para que possamos reduzir e solucionar crimes. Precisamos demonstrar que o crime não vale a pena. O instituto é um passo decisivo na área de segurança pública e estamos todos empenhados nessa missão”, disse o governador.

O Instituto de DNA Forense será ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil e está sendo implementado com o auxílio do Ministério da Justiça, por meio do Projeto de fortalecimento da rede integrada de perfis genéticos objetivando produzir a prova pericial baseada nas tecnologias de genética forense e instituir o Banco Estadual de Perfis Genético, garantidos pela lei 12.654/2012.

Crédito: Paulo Barros

Foram investidos mais de R$ 400 mil no prédio de 20 salas e só em equipamentos de última geração foi investido R$ 3 milhões. Com a inauguração do Instituto de DNA Forense, o estado do Piauí será capaz de processar as amostras advindas do local de crime e provenientes de coletas realizadas no Instituto de Medicina Legal.

“É um passo importantíssimo que o Governo do Estado está dando para a área da segurança pública, sobretudo, para a área de perícia. A partir de agora será possível fazer exames com provas coletadas no local do crime, vamos poder fazer comparação em corpos carbonizados e colocar amostras no banco de DNA. Dessa forma teremos como identificar criminosos logo de imediato”, garantiu Fábio Abreu.

Crédito: Paulo Barros
A coordenadora do laboratório, Adilana Gomes, enfatizou que o local foi estruturado dentro das normas exigidas e as salas atendem às exigências quanto à contaminação. “Temos uma sala para cada processo na coleta do DNA respeitando o padrão de fluxo de trabalho, assim evitamos que qualquer tipo de contaminação possa ocorrer”, garantiu.

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros

Crédito: Paulo Barros
Fonte: CCOM

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • Últimas

    Idoso morto a tiros na zona rural se Esperantina / 10 de maio 2021

    Idoso é assassinado a tiros durante assalto na zona rural de Esperantina Piauí

    Flávio Dino afirmou que vai concorrer ao senado nas eleições do próximo ano / 10 de maio 2021

    Flávio Dino confirma concorrer ao senado

  • Curta Nossa Página

    TERESINA DIESEL

    SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

    WC DRONE – WILBERT CASTRO

    CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

    FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

    BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

    Ouça a Super Vale FM 94,7