• CIDADE

      15°C/Max

      5°C/Min

INFORME:

SEMED- LUZILÂNDIA IMPLANTARÁ EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE REGULAR DE ENSINO MUNICIPAL

/ 23 de mar 2018

Educação Inclusiva

Na noite desta quinta-feira 22 de março de 2018 foi realizado no prédio da Semed em Luzilândia o encontro com todos os Gestores das escolas municipais para debaterem o tema: “Educação Inclusiva”.

O tema se tornou um paradigma que se arrasta ao longo dos anos, a SEMED vem buscando e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com necessidades especiais no ensino regular. No entanto, para o processo de inclusão se encaixar na rede municipal de ensino em Luzilândia é preciso que haja uma transformação no sistema educacional que venha beneficiar toda e qualquer pessoa, levando em conta a especificidade do sujeito e não mais as suas deficiências e limitações.

O encontro teve início às 19:20 na sala da Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da Secretária  de Educação Socorrinha Meirelles, da coordenadora Geral de Educação do município Ivanilda Souza, da psicopedagoga Raimere Carvalho, da Assistente Social Daniele Sampaio e de todas as diretoras das escolas do município (SEDE).

SOCORRINHA MEIRELLES E SOCORRINHA PINTO

A Secretaria Municipal de Educação trouxe o tema a ser debatido e objetiva colocar  em vigor na rede Municipal de Ensino.  A coordenadora de Educação Ivanilda Souza frisou que,  trazer a inclusão de alunos com necessidades especiais para dentro da sala de aula do ensino regular do município é nosso  objetivo. Pois assim, os alunos com necessidades especiais não venha participar somente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) mas, que nossos alunos tenham no contra turno uma educação inclusiva na rede regular de ensino municipal a iniciar pela Sede.

IVANILDA COSTA E RAIMEIRE

A psicopedagoga Raimeire relatou as dificuldades os problemas enfrentados, além da falta de profissionais para receber essa demanda de alunos na escola. Segundo à psicopedagoga, precisa-se, iniciar uma nova forma ou um novo método de inclusão desses alunos dentro das escolas municipais, já que os mesmos têm o direito de ser assistido conforme a CF.

Dentro do contexto a diretora da Unidade Escolar Arlene Araújo Veras e da diretora da APAE, houve um grande avanço em relação assistência aos  portadores de necessidades especiais que chega a mais de 100%  de melhoramento, que vai desde a mudança do prédio à assistência dada aos alunos  da escola supracitada e da APAE. Socorrinha Pinto,  relatou que os portadores de necessidades hoje recebem na APAE assistência de psicopedagoga, assistência de um profissional de fisioterapia, Assistente Social frequentemente e ainda salas de brinquedoteca, um dos projetos que há anos se buscava e foi realizado pela atual gestão.

Na fala da advogada Dr. Aparecida, quando se trata de dever são leis e leis devem ser cumpridas para isto, a secretaria de educação precisará capacitar com formação continuada os professores, para que possam atender a todos os portadores, independente de suas necessidades.  Esses alunos eles têm que ser inseridos no ensino regular do município, e para isso acontecer precisa-se de uma união do corpo escolar desde a primeira liderança que é o gestor aos demais administrativos.

ADVOGADA DR APARECIDA

Já a Secretária Municipal de Educação Socorrida Meireles deixou claro que a secretaria disponibilizará da formação, capacitação para que a inclusão dos alunos portadores de necessidades seja inserida o mais breve possível na rede regular de ensino do município de Luzilândia.

 

 

 

 SOCORRINHA MEIRELLES (SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO)

 

 

 

 DANIELE SAMPAIO (ASSISTENTE SOCIAL)

 

 ROGÉRIO PONTE (FISIOTERAPEUTA)

 MARIA

 

 

 

 

FONTE: RIO PARNAÍBA

REDAÇÃO: EDUARDO GARCES

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta Nossa Página

TERESINA DIESEL

DI&L TECIDOS FINO – LUZILÂNDIA- PI

BEM EM QUER BOUTIQUE EM MELANCIAS

SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

WC DRONE – WILBERT CASTRO

CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

Ouça a Super Vale FM 94,7