• CIDADE

      15°C/Max

      5°C/Min

INFORME:

Piauí tem a maior taxa do país de mulheres que sofreram violência física

Piauí se destaca entre os outros estados por ter a maior proporção de mulheres que sofreram violência física / 10 de maio 2021

Em todo o país, as pessoas do sexo feminino estão em maior proporção entre aquelas que relatam terem sofrido alguma violência, seja física, psicológica ou sexual. Mas, quando se trata de agressões físicas, o Piauí se destaca entre os outros estados por ter a maior proporção de mulheres que sofreram esse tipo de violência. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste quesito, a pesquisa considerou somente as pessoas com 18 anos ou mais de idade.

Conforme a pesquisa, cerca de 6,6% das mulheres adultas residentes no Piauí – 85 mil pessoas – informaram terem sofrido agressões físicas no período de 12 meses anteriores à data em que foram entrevistadas pelo IBGE. No país, a média é de que 4,2% das mulheres adultas – 3,6 milhões de pessoas – sofreram violência física no mesmo período. O estado com menor proporção de pessoas adultas do sexo feminino que relataram ter passado por situações semelhantes é a Paraíba, com proporção de 2,4%, o equivalente a 39 mil pessoas.

Entre os homens adultos do Piauí, o índice dos que sofreram violência física no período é 3,9%, o equivalente a 46 mil pessoas e cerca de 2,7 pontos percentuais a menos que as mulheres adultas do estado. Considerando a população adulta em geral, independentemente do sexo, 5,4% dos habitantes do estado – aproximadamente 130 mil pessoas – sofreram agressões físicas nos 12 meses anteriores à data em que foram entrevistados para a pesquisa.

No país, cerca de 6,6 milhões de pessoas adultas afirmaram terem sofrido violência física no período, o que representa 4,1% da população com 18 anos ou mais de idade. A taxa foi de 4% entre os homens adultos, apenas 0,2 pontos percentuais a menos que as mulheres adultas do Brasil e equivalente a 3 milhões de pessoas.

Violência psicológica
Os indicadores são mais acentuados quando se trata de violência psicológica. No Piauí, cerca de 17,1% dos habitantes adultos – 417 mil pessoas – afirmaram terem sofrido esse tipo de agressão nos 12 meses anteriores à data em que foram entrevistados pela pesquisa. Enquanto 19,1% das mulheres adultas do estado – 246 mil pessoas – passaram por esse tipo de violência, entre os homens adultos a taxa foi de 14,7% – 171 mil pessoas.

Os índices são semelhantes no país: cerca de 17,4% da população com 18 anos ou mais de idade já sofreu violência psicológica. Entre os homens adultos, a taxa é de 16% e, entre as mulheres adultas, é de 18,6%. Isso equivale a 27,6 milhões de pessoas, sendo 11,9 milhões de homens e 15,7 de milhões mulheres.

Violência sexual
Já os relatos de violência sexual são mais baixos, tendo atingido 4,7% da população adulta piauiense alguma vez na vida, o equivalente a 115 mil pessoas. Cerca de 3,4% dos homens adultos do estado – 39 mil pessoas – passaram por uma situação dessa e 5,8% das mulheres adultas – 75 mil pessoas.

A proporção geral do país é superior à do Piauí: cerca de 5,9% da população adulta brasileira sofreu agressões sexuais durante a vida, o que significa 9,3 milhões de pessoas. Entre os homens adultos do Brasil, apenas 2,5% relataram terem sofrido essa violência, enquanto, entre as mulheres adultas, a taxa sobe para 8,9%. Isso representa um contingente de 1,8 milhão de homens e 7,4 milhões de mulheres.

PNS 2019
Nesta divulgação, a PNS traz informações também sobre acidentes, doenças transmissíveis, atividade sexual, características do trabalho e apoio social. A pesquisa é resultado de uma parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde e levanta dados que servem de subsídio para a formulação de políticas públicas na área da saúde.

Fonte: IBGE
RECOMENDADO
Piauí se destaca entre os outros estados por ter a maior proporção de mulheres que sofreram violência física / 14 de jun 2021

Criminosos invadem casa e matam mãe e sogro em Cajari, no Maranhão

Piauí se destaca entre os outros estados por ter a maior proporção de mulheres que sofreram violência física / 13 de jun 2021

Homem estupra filha da namorada e acaba preso no Norte do Piauí

Piauí se destaca entre os outros estados por ter a maior proporção de mulheres que sofreram violência física / 13 de jun 2021

Briga entre comerciantes em Barras acaba na delegacia

Piauí se destaca entre os outros estados por ter a maior proporção de mulheres que sofreram violência física / 12 de jun 2021

Homem mata esposa com tiro no rosto e tira a própria vida em Teresina

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta Nossa Página

TERESINA DIESEL

SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

WC DRONE – WILBERT CASTRO

CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

Ouça a Super Vale FM 94,7