• CIDADE

      15°C/Max

      5°C/Min

Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em Teresina pela 6ª vez em 2021

motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (19) em Teresina / 20 de maio 2021

Os motoristas e cobradores de ônibus das empresas Emtracol e Transfácil, do Consórcio Theresina, iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (19), por falta de pagamento dos salários atrasados. Segundo os trabalhadores, há colegas dependendo da doação de cestas básicas e recorrendo a ‘bicos’, para conseguir uma renda extra.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) disse que tem enfrentado problemas no setor e informou que, com a paralisação dos trabalhadores, 6 ônibus da empresa Emtracol foram impedidos de saírem das garagens. (Confira a nota na íntegra ao fim da reportagem).

O G1 também tentou, mas ainda não conseguiu contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.

De acordo com o secretário de Assistência e Previdência Social do Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), Francisco Souza, apenas 12 ônibus do Consórcio Theresina estão circulando, com a paralisação. Ao todo, a empresa possui 54 veículos e, durante a pandemia, 32 circulam diariamente na capital.

Em entrevista à TV Clube, o cobrador Francisco Carvalho, que trabalha há 11 anos na empresa Emtracol, afirmou que os trabalhadores não recebem remuneração há 5 meses. Em abril, os funcionários teriam assinado um contracheque, que garante o pagamento do salário, mas não chegaram a receber nenhuma porcentagem do valor.

“É uma situação insuportável. Só quem está passando sabe o quanto é difícil acordar de manhã e sua filha dizer que não tem nada pra comer. Alguns trabalhadores têm uma renda extra, eu, por exemplo, estou me virando como Uber, mas tá difícil”, contou Francisco.

O cobrador destacou ainda que o Setut e a Prefeitura de Teresina não têm dialogado com a categoria e que só retornarão ao trabalho se receberem o pagamento.

As empresas afirmaram que, por conta da queda na movimentação de pessoas pela cidade, causada pela pandemia do coronavírus, o faturamento caiu impossibilitando o pagamento dos trabalhadores.

Em abril, empresas do sistema afirmaram ainda que a Prefeitura de Teresina deixou de fazer o repasse do subsídio referente ao preço da passagem de ônibus por 10 meses em 2020. A dívida chegou a cerca de R$ 20 milhões. A Prefeitura aceitou pagar o débito de forma parcelada.

Confira a nota do SETUT:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que tem enfrentado problemas no setor, como a queda na arrecadação de recursos e redução de passageiros transportados. As dificuldades no sistema atualmente estão aumentando e diante disso, os seis carros da empresa Emtracol, que atende a Zona Sudeste foram impedidos hoje pelo movimento grevista de saírem das garagens.

A entidade reitera que a frota das demais empresas continuam em operação. O Setut informa ainda que está em busca de soluções efetivas para o controle de crise no sistema e que depende de repasses financeiros, vigentes em contrato, da Prefeitura de Teresina, para evitar um colapso no setor.

RECOMENDADO
motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (19) em Teresina / 22 de out 2021

Homem morre eletrocutado ao tentar desligar freezer na zona rural de Magalhães de Almeida-MA

motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (19) em Teresina / 22 de out 2021

Operadora de caixa dança em show de Washington Brasileiro no Piauí e viraliza na internet

motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (19) em Teresina / 22 de out 2021

Nova audiência entre SET e rodoviários acontece neste sábado

motoristas e cobradores de ônibus iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (19) em Teresina / 22 de out 2021

Policial militar tem ataque fulminante e morre em academia no Maranhão

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta Nossa Página

TERESINA DIESEL

SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

WC DRONE – WILBERT CASTRO

CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

Ouça a Super Vale FM 94,7