• CIDADE

      15°C/Max

      5°C/Min

Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 no Maranhão inicia hoje

CORONAVÍRUS / 27 de jul 2020

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciar a partir das 9h desta segunda-feira (27), o Estudo Sorológico de infecção por Covid-19 em 68 municípios maranhenses. Na ocasião, será iniciada a pesquisa domiciliar com aplicação de teste sorológico. O estudo é coordenado pela SES em parceria com o Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacen) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O projeto-piloto do estudo começou na última quinta-feira (23) no bairro Vila Esperança, em São Luís, e o resultado deve sair em duas semanas. O inquérito, que tem como objetivo avaliar o cenário atual da pandemia no estado e contribuir para conhecer o estágio da infecção dos maranhenses pela Covid-19, vai ser realizado por amostragem nas 19 regiões de saúde do Maranhão e contará com equipes compostas por entrevistadores e técnicos de coleta.

De acordo com a SES, o projeto também pretende descobrir a prevalência de anticorpos na população do estado, o percentual de quem não teve sintomas e a extensão de infectados em cada município.

O estudo

O Estudo Sorológico será realizado entre os dias 27 de julho e 7 de agosto deste ano. Serão quatro etapas. A primeira vai englobar os quatro municípios da Grande Ilha, em que 1.432.529 habitantes participarão da pesquisa. Na segunda, 122 municípios vão participar, tendo 1.516.205 habitantes pesquisados. A terceira, será realizado em 85 municípios e contará com a participação de 3.193.525 habitantes. E a quarta, erá realizado em seis municípios com 932.922 habitantes participando do estudo.

Na pesquisa, será realizada coleta de sangue em domicílio, que será feita por sorteio, aplicação de questionário, preenchimento de dados por aplicativo, teste sorológico – em que será usada a técnica de Quimiolumiscência –, além da análise das amostras pelo Lacen. No total, 4.080 pessoas serão acompanhadas no estudo, que será feito por 58 entrevistadores.

CORONAVÍRUS MA/ 5398/ 113563/ 101177/ 2898

O IMPARCIAL

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta Nossa Página

TERESINA DIESEL

DI&L TECIDOS FINO – LUZILÂNDIA- PI

BEM EM QUER BOUTIQUE EM MELANCIAS

SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

WC DRONE – WILBERT CASTRO

CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

Ouça a Super Vale FM 94,7