• CIDADE

      15°C/Max

      5°C/Min

INFORME:

Com o aparecimento do óleo nas praias de Tutóia, população e autoridades se mobilizam para a limpeza

/ 18 de nov 2019

Tutóia, município maranhense, localiza-se a 456 quilômetros da capital – São Luis. Fica no litoral sul do Maranhão, na divisa com o Estado do Piauí.

 

Tutóia é a entrada do Delta do Rio Parnaíba, chamado de Delta das Américas, através da Baía de Tutóia, da Baía da Melancieira, da Baía do Cajú, e da Baía das Canárias.

Foi na Baía da melancieira que foram avistadas manchas de óleo por pescadores e pelo piloto de uma voadeira da Pousada Baluarte, foram eles que trouxeram a notícia ontem, de que possivelmente o óleo que vem atingindo todo o nordeste brasileiro estaria chegando em Tutóia nos próximos dias. E hoje a possibilidade se tonou fato consumado, pois várias quantidades de óleo já foram avistadas e recolhido das praias por populares e voluntários em geral. Com Informações do Blog do Leandro Rocha

Segundo o senhor Patrik Araújo, empresário do ramo do turismo em Tutóia, as autoridades, tais como Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e até mesmo universidades estão sendo avisadas sobre a situação que ocorre no litoral tutoiense. E enquanto isso, ele e outros voluntários seguem fazendo a limpeza das praias que por ora são identificadas com óleos.

Até o momento se tem informações de que fora encontrado óleo na praia do Bairro São José, Moita Verde e Arpoador.

A situação é muito preocupante, pois Tutóia depende muito da pesca, sendo uma região considerada um santuário pesqueiro, onde o camarão se destaca por ser um dos melhores do Nordeste, mas a pesca em Tutóia não se resume apenas na pesca do camarão, mas peixes de várias espécies, caranguejos, mariscos, sururu, siris e etc.. É um seguimento que fortalece a economia local.

Tutóia é um dos principais atrativos do Maranhão para a prática do ecoturismo.

https://i2.wp.com/1.bp.blogspot.com/-0MjqgDcvfXE/XdG1Y7x3pLI/AAAAAAAAYE4/w9JRlFkSXIci3Tc8LCBbkJW9MM60ihASQCLcBGAsYHQ/s1600/IMG-20191117-WA0370.jpg?resize=925%2C694&ssl=1

A prefeitura de Tutóia emitiu uma nota:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA
NOTA

Preocupada com o alastramento do óleo no litoral nordestino e com o possível avanço do mesmo no sentido do nosso litoral, a Prefeitura de Tutóia informa que irá instalar, nesta semana um Comitê Gestor de Crise. O Comitê será composto com as Secretarias de Governo de Tutóia, ATRATUR e entidades representativas dos pescadores em Tutóia.

O prefeito Romildo do Hospital acredita que é hora de unir forças e criar estratégias para que o desastre ambiental que assolou o Nordeste seja minimizado ao chegar em Tutóia. ‘O esforço concentrado e o contato permanente com o Governo do Estado, especialmente com as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Turismo, além do Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Ibama e Marinha do Brasil será importante na troca de informações e definições de ações de contenção mais efetivas.

Romildo do Hospital
Prefeito Municipal de Tutóia

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • Últimas

    Idoso morto a tiros na zona rural se Esperantina / 10 de maio 2021

    Idoso é assassinado a tiros durante assalto na zona rural de Esperantina Piauí

    Flávio Dino afirmou que vai concorrer ao senado nas eleições do próximo ano / 10 de maio 2021

    Flávio Dino confirma concorrer ao senado

  • Curta Nossa Página

    TERESINA DIESEL

    SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

    WC DRONE – WILBERT CASTRO

    CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

    FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

    BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

    Ouça a Super Vale FM 94,7