A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) confirmaram nesta sexta-feira (17.mar) que suspenderam o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, após o governo ter reduzido os juros da linha de crédito para 1,70% ao mês.
A decisão de paralisar as operações foi informada ao Ministério da Fazenda no fim desta quinta-feira pela presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, e Tarciana Medeiros, do BB, seguindo o movimento de várias instituições financeiras privadas.
Após a diminuição da taxa, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) alertou que a medida poderia inviabilizar a operação. A Febraban informou que “cada banco tem sua estratégia comercial de negócio na concessão de linhas de crédito e não houve qualquer decisão coletiva”.
Com a decisão anunciada na última segunda-feira, o juro do empréstimo consignado caiu de 2,14% para 1,70% ao mês e a taxa máxima do cartão consignado passou de 3,06% para 2,62% mensais.
Até agora, além de Caixa e BB, ao menos oito instituições privadas já suspenderam o crédito consignado do INSS: Mercantil do Brasil, Pan, PagBank, Bem Promotora, Daycoval, Itaú, C6 e Bradesco.
0 Comentários