• Luzilândia

      15°C/Max

      5°C/Min

INFORME:

Avião com brasileiros resgatados em Israel pousa no Brasil; quatro piauienses estavam no voo

Veja quem são / 11 de out 2023

Quatro piauienses foram identificados dentro do primeiro voo de repatriação vindo de Israel, que pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11/10). Eles foram identificados como: Lindalva Evangelista, médica oftalmologista, José Evangelista, Lucina e Marina Mendes.

Esses piauienses estavam fazendo uma viagem religiosa por Israel quando o grupo Hamas invadiu o país no último sábado, 7 de outubro.

FOTO: IGO ESTRELA/METRÓPOLE
Igo Estrela/Metrópoles

Sobre a chegada dos brasileiros:

Os primeiros brasileiros repatriados desembarcaram na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira, 11 de outubro. Nessa leva inicial, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 211 pessoas que estavam em Israel.

A aeronave militar KC-30, um Airbus A330 200, saiu do Brasil no último domingo, 8 de outubro, e chegou a Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de terça-feira, 10 de outubro. O voo de volta para o Brasil durou cerca de 14 horas e pousou em Brasília às 4h07.

FOTO: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

A primeira passageira a descer do avião ergueu uma bandeira do Brasil e liderou a descida dos repatriados às 4h28.

Os 211 repatriados fazem parte do grupo que solicitou ajuda do governo brasileiro para retornar ao país. No total, mais de 2 mil brasileiros estavam em Israel, e 50 na Faixa de Gaza. A guerra entre o Hamas e Israel começou no sábado, 7 de outubro, após ataques armados e disparo de mísseis pelo grupo radical.

Em uma coletiva, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que este avião é o primeiro de muitos e ressaltou que o Brasil é pioneiro nesta operação. Ele afirmou que o objetivo é trazer todos os brasileiros de volta com segurança.

FOTO: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

Sobre os brasileiros na Faixa de Gaza, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, garantiu que o Brasil fará todos os esforços para trazê-los de volta, apesar das dificuldades no resgate na região.

A FAB informou que, após passarem por procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados à área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional para reencontrarem seus familiares. Aqueles que moram em outros estados serão transportados aos seus destinos finais de forma gratuita, em parceria com a Azul Linhas Aéreas.

Um segundo avião enviado para repatriar brasileiros em Israel seguirá para a Europa, fazendo escala em Roma, na Itália, antes de seguir para Tel Aviv, em Israel.

Operação de resgate:

Até o momento, mais de 2 mil brasileiros em Israel solicitaram repatriação ao governo federal. A FAB lançou a Operação Voltando em Paz para trazer os cidadãos de volta ao Brasil. A solicitação de repatriação foi feita por meio de um formulário online disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

FOTO: HUGO BARRETO/METRÓPOLESIsrael autoriza pouso de aviões para resgate de brasileiros

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. A maioria deles está fora da área afetada pelos ataques.

No momento, a operação de repatriação está focada nos cidadãos que estão em Israel, mas há brasileiros também na Faixa de Gaza. O Ministério de Relações Exteriores informou que a Embaixada do Brasil no Egito está coordenando a retirada de brasileiros da Faixa de Gaza devido à deterioração das condições de segurança na região.

Número de mortos:

Os ataques do Hamas contra Israel e a retaliação de Israel na Faixa de Gaza resultaram na morte de aproximadamente 1.9 mil pessoas de ambos os lados. Até o dia 10 de outubro, as autoridades palestinas confirmaram 900 mortes em sua população, incluindo 260 crianças e 230 mulheres, com 4.5 mil cidadãos feridos. As Forças de Defesa de Israel relataram mais de 1 mil mortos e 2.8 mil feridos, com 50 desaparecidos.

FOTO: REPRODUÇÃOConflito entre Israel e Hamas entra no 2º dia; mais de 900 pessoas já morreram

Dois brasileiros, Ranani Glazer e Bruna Valeanu, de 24 anos, estão entre as vítimas. Eles estavam em uma festa rave perto da Faixa de Gaza, onde 260 pessoas foram mortas no sábado. Nesta terça-feira, milhares de pessoas compareceram ao funeral de Bruna Valeanu, demonstrando solidariedade.

Fonte: Com informações do Metrópoles

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta Nossa Página

TERESINA DIESEL

SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

WC DRONE – WILBERT CASTRO

CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

Ouça a Super Vale FM 94,7