• Luzilândia

      15°C/Max

      5°C/Min

Assassinato do Prefeito Raimundo Marques completa 25 anos. Relembre a história

LUZILÂNDIA PI / 8 de ago 2022
Fonte: Super Vale FM
1

Um crime bárbaro cometido no final da tarde daquele 08 de agosto de 1997, quando foi assassinado o então prefeito Raimundo Marques, marcou a história de Luzilândia.

De família humilde, nascido na localidade Mocambinho, (hoje Joca Marques), nome que homenageou seu irmão João de Assis Marques (Joca Marques), o prefeito de Luzilândia, Raimundo Marques, teve uma carreira política vitoriosa, elegendo todos os seus sucessores.

Antes de ingressar na vida pública, apoiou o irmão Joca Marques, que se elegeu prefeito de Luzilândia quando exercia o seu 4º mandato de vereador, elegendo-se depois, três vezes, para o Legislativo Municipal.

O mandato de Joca Marques foi por um período de apenas dois anos (tampão). No ano de 1972, Raimundo Marques ajudou a eleger Durvalino Castelo Branco, seu sócio comercial, para um mandato de quatro anos. Em 1976, ele se elege pela primeira vez, com expressiva votação, para um mandato de seis anos. No ano de 1982, o seu sucessor foi o sobrinho Ismar Aguiar Marques, igualmente para um mandato de seis anos.

Em 1988, Raimundo Marques se elege pela segunda vez, sucedendo o sobrinho Ismar. Em 1992, elege mais uma vez o seu sucessor, na pessoa do também sobrinho, Francisco Marques. E se elege, finalmente, para suceder a este, em 1996, fazendo assim o seu 3º mandato intercalado.

Raimundo Marques era casado com Dona Valmércia Pires de Moura Marques, com a qual deixou dois filhos Ramon Pires de Moura Marques, na época vereador de Luzilândia, e Raimundo Nonato Marques Filho. Antes de ser comerciante ele foi lavrador e músico, ajudando o pai num pequeno conjunto, onde tocava cavaquinho.

O Prefeito Raimundo Marques foi assassinado aos 70 anos de idade, com um tiro na nuca, disparado por um pistoleiro, que foi preso e condenado a 18 anos de prisão. Ele foi colocado em liberdade quando cumpriu metade da pena.

O crime aconteceu quando o mesmo se encontrava em no posto rural, de sua propriedade. Após intensas investigações a Polícia chegou a um adversário político de Marques como acusado de ser o mandante. Anos depois ele foi absolvido pelo Tribunal Popular do Júri.

(As informações foram adaptadas de um texto escrito no site Luzilandiaonline)

NOTA DA DIREÇÃO DA RÁDIO SUPER VALE FM

“ 8 de agosto de 2022
Hoje, faz 25 anos do covarde assassinato do prefeito Raimundo Nonato Marques.

Um crime político que mexeu com uma cidade inteira.

Raimundo Marques estava no exercício do 3. Mandato de prefeito de Luzilandia quando foi retirado do nosso convívio.

No dia 8 de agosto de 1997, ele foi assassinado no Posto Rural, na divisa do Município de Luzilandia com Joca Marques.

Até hoje, a família não sabe a verdadeira história desse covarde assassinato.

Depois de grande luta na justiça dos homens, sem sucesso, a sua família resolveu esperar pela justiça divina, a única que não falta.

Nesse momento, a Rádio Super Vale FM, por sua diretoria e seus colaboradores, apresenta a toda a família do Prefeito Raimundo Marques.
Dona VALMERCIA, o RAMON, o MARQUES FILHO E a todos da família MARQUES nossa solidariedade, na esperança de que um dia seja feita a justiça. “

Raimundo Marques, juntamente com seu irmão Ismar Marques, foi um dos fundadores da Rádio VALE DO PARNAÍBA, hoje Super Vale FM.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Curta Nossa Página

TERESINA DIESEL

SÃO BERNARDO-MA/ AO LADO DA SEC DE EDUCAÇÃO

WC DRONE – WILBERT CASTRO

CARNAVAL DO MELA-MELA EM LUZILÂNDIA

FINAL DO CAMPEONATO DA PEDRA BRANCA 2019 DECISÃO NOS PÊNALTIS

BP ROCHA CONSTRUÇÕES MAGALHÃES DE ALMEIDA -MA

Ouça a Super Vale FM 94,7