Secretaria Municipal de Santana do Maranhão realizou a 7ª Conferência de Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, que teve como tema Democracia e Saúde, o evento aconteceu na Escola Júlio Monteles e reuniu dezenas de profissionais de saúde, servidores e população em geral. Estiveram presentes também a Secretária de ADM Rosy Silva, da Secretária de Saúde Leires Pereira, Secretária de Agricultura Sílvia Araújo, do Chefe de Gabinete Francisco Jr e da Coordenadora de educação Araeles Pessoa.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEIRES PEREIRA

No primeiro momento foi feita à acolhida e o credenciamento dos  participantes, às 08:30 da manhã deu início a abertura com  a formação da mesa e execução do hino nacional. O poeta local Lindomar abriu os trabalhos com uma poesia escrita sobre o evento, O presidente do Conselho também se pronunciou  e frisou a importância da conferencia. A secretária de Saúde Leires Pereira que falou sobre  os benefícios oferecidos do SUS e como estão sendo efetivados no município, no ensejo, a mesma, mostrou em slid os avanços  alcançados na saúde básica com números reais, mostrou também às aquisições dos novos veículos adquiridos para atender melhor os munícipes, assim como os problemas enfrentados em Santana e em todo  país.

A Conferência teve como palestrante a Enfermeira Vanilsa Menezes da cidade de Chapadinha que apresentou aos presentes o SUS, o Sistema Único de Saúde desde o seu fundamento até os dias atuais, enfatizado a Emenda Constitucional 95/16, que congelou os recursos durante 20 anos para a saúde e causou um enfraquecimento do Pacto Social, e da importância da Saúde promovida na Atenção Básica mostrando seus benefícios.

Após a parada para o almoço, foram criadas oficinas entre os participantes que discutiram 3 eixos importantes; I Saúde como direito, Financiamento e Consolidação do SUS, que foram debatidos no coletivo.

A Conferência teve como objetivo ouvir e acatar como forma de aprimoramento nos atendimentos da Atenção Básica, e também, falar com a população sobre os benefícios e trabalhos oferecidos pelo SUS na cidade de Santana do Maranhão e buscar um fortalecimento coletivo para engajar uma ação que possa fazer uma revogação imediata da Emenda da Morte EC95.

FONTE: PORTAL RIO PARNAÍBA

 

 

 

 

Deixe uma resposta