Espetáculo da Batalha do Jenipapo será apresentado nesta quarta (13) em Campo Maior

tradicional espetáculo da Batalha do Jenipapo, que já faz parte do calendário de comemorações do estado, será apresentado nesta quarta-feira (13), na cidade de Campo Maior. A montagem reconta a luta histórica do Piauí em apoio à independência do Brasil durante o período colonial. A apresentação será no Monumento Heróis do Jenipapo, a partir das 17h30.

O espetáculo tem texto e direção de Franklin Pires, que dá uma roupagem musical à história. “O texto foi escrito por mim e é baseado em algumas pesquisas históricas que serviram para retratar um pouco de como foi Campo Maior naquela época”, conta o diretor.

Veja os nomes de todos os homenageados na Batalha do Jenipapo pelo governo e prefeitura

Para esta edição, o espetáculo irá enaltecer a figura dos anônimos que lutaram na Batalha do Jenipapo tornando isso como um dos temas centrais. “Vamos focar no que acontece em uma família quando o mundo em que ela vive está em guerra. O relato será focado mais na questão familiar”, completa Franklin Pires.

O elenco é formado por atores e atrizes profissionais e amadores selecionados por meio de audição realizada em fevereiro. A direção musical será feita por Edvan Alves, como texto e direção geral de Franklin Pires.

Histórico

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Durante as comemorações do dia 13 de março é realizada, em Campo Maior, a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo.

Deixe uma resposta