Secretaria Municipal de Saúde de Joaquim Pires-PI realiza dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Joaquim Pires promoveu no último sábado, 18 de agosto, na Unidade Básica de Saúde Antônio da Silva Ramos, o Dia D de vacinação contra poliomielite e Sarampo.

A campanha de vacinação vai até 31 de agosto e tem como meta imunizar 95% das crianças com idades entre 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

Durante todo o dia, a Unidade recebeu as famílias que levaram os seus filhos para atualizarem a vacina que prevenia o sarampo e a poliomielite. Esta ação aconteceu em todo o país durante o sábado.

A coordenadora do Programa de Saúde da família, Ana Carolina, participou da campanha acompanhada com os demais profissionais de saúde do município. De acordo com a coordenadora, as crianças receberam as doses da vacina tríplice viral e a versão oral do imunizante (VOP).

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a transmissão destas doenças. A poliomielite é transmitida por contato direto de pessoa para pessoa pela via fecal-oral: alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. Já o sarampo, ocorre de forma direta pelas secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

FONTE: ASCOM



Deixe uma resposta